Azolla - o que é?

Azolla é um género de fetos aquáticos, monóicos, heterospóricos, único da família Azollaceae, com a estrutura vegetativa bastante reduzida. Possui rizoma delgado, ramificado alternada e repetidamente, com raízes solitárias ou em fascículos. Folhas alternadamente imbricadas, bilobadas, com o lobo dorsal clorofilino, carnudo e o lobo ventral incolor submerso. Esporocarpos de paredes delgadas, na folha da base dos ramos. O microsporocarpo contém numerosos microsporângios, cada um dos quais com muitas mássulas, conjuntos de micrósporos embebidos numa estrutura pseudocelular; o macrosporocarpo contém um único macrosporângio envolvendo um único macrósporo com 3 ou 9 flutuadores apicais semelhantes às mássulas. O gametófito feminino submerge. Os micrósporos germinam nas mássulas.

As plantas flutuam em águas calmas das regiões tropicais e temperadas quentes. Por vezes conferem às águas onde se encontram, um aspecto de tapete flutuante verde-avermelhado.

Este género comporta 6 a 8 espécies distribuídas por 2 subgéneros para uns autores ou por 2 secções para outros:

 

Azolla filiculoides

Azolla filiculoides





Azolla pinnata

Azolla pinnata

 

 

Todas as espécies de Azolla  apresentam no interior do lobo dorsal das folhas uma câmara oval onde vive em simbiose uma comunidade de procariontes constituída por cianobactérias fixadoras de azoto atmosférico da espécie Anabaena azollae Strasb. e diversas bactérias não fixadoras de azoto do género Arthrobacter  e outras, ainda não totalmente identificadas, apresentando capacidade diazotrófica. Estes simbiontes são específicos desta associação. A cianobactéria diferencia estruturas fixadoras de azoto atmosférico, os heterocistos. Em consequência desta simbiose, em algumas zonas do globo (África e Ásia), especialmente onde se pratica a cultura do arroz, Azolla  é usada como fertilizante orgânico fornecedor de azoto.


Resumo dos principais caracteres de Azolla filiculoides (subgénero Azolla ) e A. pinnata subsp. africana  (subgénero Rhizosperma ).

 


Espécies
Caracteres vegetativos Caracteres reprodutores
forma e
dimensão
da planta
forma da
folha
margem da
folha
papilas estomas nº de
flutuadores
gloquídios

A. filiculoides
poligonal
20-50 mm
de
comprimento
oblongo
/ovada
com
ápice
obtuso
2-4 camadas
hialinas


unicelular

regular c/
2 células
companh.


3
externos, forma de
âncora, asseptados
ou rara/septados
junto do ápice.

A. pinnata
deltóide
10-20 mm
de
comprimento
ovada
com
ápice
agudo
3-4 camadas
hialinas
unicelular anelar 9 internos
asseptados, ligeira/
curvos.

 



In
TEIXEIRA, G., GOMES, E., DINIZ, M.A., JALÓ, C.T. & CARRAPIÇO, F., 1996 -
- "Azolla filiculoides Lam. e A. pinnata  R. Br. subsp. africana (Desv.) R. M. K. Saunders & K. Fowler: Estudo biológico e químico". Comunicações (IICT) - Série Ciências Agrárias, nº 14, IVªs. Jornadas de Engenharia dos PALOP’S (em publicação).

 


 

Modificado em 01 de Agosto de 2006
© 1996 - 2013 Francisco Carrapiço. All rights reserved